Os próximos passos do Tricampeão Brasileiro de Barismo
No dia 12 de março, Boram Um, então bicampeão brasileiro de barismo, conquistou seu tricampeonato.

Em 2022, Boram ficou em sétimo lugar no campeonato mundial de barismo, uma posição de grande destaque, trazendo confiança aos profissionais de barismo no Brasil. Somos um grande produtor de café e também de grande profissionais de barismo.
Conversei com Boram sobre suas experiências e os próximos passos rumo ao mundial em junho, na Grécia.
Confira na íntegra:
Qual foi sua primeira competição no campeonato de barista? De lá pra cá, quais foram os aprendizados?
Boram: a primeira foi em 2019. Direto pro nacional de baristas em BH. Foram aprendizados demais, desde aprendizados técnicos, provar os espressos mais incríveis da minha vida. Foi uma bela jornada. Os principais aprendizados: crie e confie na sua equipe de competição, treino técnico é a base pra tudo, então tenha certeza que o seu técnico é o melhor possível.
Qual a sua maior motivação para competir?
Boram: começou muito com o desejo de aprendizado, entender porque competições são tão importantes, e também como isso afeta nosso dia a dia em inovação em serviço e hospitalidade nas cafeterias. De fato competições evoluíram muito o conhecimento da equipe, e a qualidade como um todo pra nossa conjuntura. Em produção, torra e extração de cafés. Depois os objetivos vão mudando, e hoje claramente, queremos o Brasil no topo do cenário de cafés especiais.
Como foi a decisão de competir novamente este ano? Pensou em não competir?
Boram: sim, a jornada é muito exaustiva, são treinos diários, quase 24 horas pensando em inovação e estratégia pra competições. De fato em Melbourne ano passado, nos preparamos muito. E senti que eu cheguei cansado na competição mundial. De tanto treino e preparo. Além disso, o feedback dos juízes foram bem desencorajadores, entendemos como o viés de juízes afeta a percepção de competidores brasileiros em mundiais. Então pensamos muito em um "break", ficar um ano pelo menos fora. Porém, o momento pro barismo brasileiro é muito bom no cenário mundial, e temos muitas coisas pra compartilhar pra este mundial de novo. Por isso decidimos voltar com tudo!
Como foi sua rotina de treinos para o nacional?
Boram: a rotina de treinos não tem mudado muito. Geralmente são 10-12hrs de trabalho no dia a dia, e 2-4hrs de treinos diários. Por sorte, com a experiência atual que tenho, consigo equilibrar muito melhor a rotina de trabalho com treinos. Da pra desligar e ligar a chave com mais facilidade. Porém de fato é dificil a rotina porque penso em campeonato praticamente o dia inteiro.
No mundial do ano passado, na Austrália, você conquistou o sétimo lugar, um grande feito para o Brasil, que há muito tempo não chegava tão perto do pódio. Quais foram os aprendizados para chegar até lá?
Boram: os principais aprendizados são calibração. Temos que entender de fato que juízes tem perfis muito diferentes e percepções diferentes sensoriais. Tanto que cada vez mais o mundo de competições reinam cafés com perfis sensoriais nítidos e fáceis de definir sensorial.
Quais são seus planos para o mundial de Atenas, em junho? Já está treinando?
Boram: já estamos treinando. Neste momento estou no Panamá provando os melhores cafés que tomei na minha vida. Panamá tem um timing perfeito pra Atenas, e é muito importante pra mim vir e aprender tanto de produção com eles. Pra chegarmos a níveis incríveis no Brasil com o nível de conhecimento técnico que eles tem.
O que você acredita que seja essencial para um barista que quer competir?
Boram: muita disciplina e comprometimento. Propósito maior pra carreira no café. O sacrifício é muito grande, não só no nível profissional mas também no pessoal. Por isso importante ter propósito.
Pretende continuar competindo?
Boram: No momento o pensamento é não, quero poder compartilhar um pouco o conhecimento que adquiri com outros baristas e também investir muito agora na produção de cafés com toda bagagem que consegui.
O campeonato mundial de barismo acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho, em Atenas, na Grécia.
Mais informações: https://worldbaristachampionship.org